terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Doguinhos do Dia: Border Collie
O Border Collie É o cachorro mais inteligente do mundo. Não é à toa que vemos essa raça toda hora em comerciais e filmes.
Essa raça foi desenvolvida na Grã-Betanha para ser um "cão pastor". Teve seu padrão definido há cem anos.
Eles são super fáceis de adestratar, se apegam facilmente ao dono e detestam ficar presos, por isso nem pense em ter um border collie em apartamento!
Existe mais de uma espécie de Border Collie, mas todos com características de aparência e temperamento singular. A marcação tradicional é aquela com a faixa branca na cara, peito e “meias”brancas, um colar e a ponta da cauda brancos. O padrão da raça (formulado pela FCI) diz apenas que o branco não pode ser predominante. Os cães da raça pesam entre 15 a 23 kilos, tem tamanho entre 40 a 55 cm, pelo preto e branco na maioria das vezes e o pelo pode ter de 3 a 7 cm de comprimento.
Existe também o Border Collie Tricolor que é extremamente lindo na minha opnião. Ele é caracterizado por possuir três cores. Além do branco e preto, possui também a cor marrom.
Caso dois cães tricolores sejam cruzados, TODOS os filhotes serão tricolores. Não é o máximo?
Embora o Border Collie mais conhecido seja o Preto e Branco, a raça permite várias colorações. Um exemplo é o Marrom. O marrom é também uma cor recessiva então é necessário que duas cópias do gen estejam presentes no genótipo do cão para que a cor se manifeste. Os dois pais precisam ser portadores do gen para que ela apareça em uma ninhada. Do cruzamento de dois cães marrons, só nascerão filhotes marrons.